Acompanhamento ambulatorial do RN de Risco

O acompanhamento ambulatorial do RN de Risco é ofertado à recém-nascidos egressos da Unidade Neonatal do HSF realizado na Unidade do Hospital Sofia Feldman localizada no bairro Carlos Prates. São encaminhados para o acompanhamento de Seguimento do recém Nascido de Alto Risco as crianças que ficaram internadas na neonatologia e apresentam risco para atraso de crescimento e desenvolvimento.

O atendimento é realizado de maneira compartilhada entre as equipes da enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, com apoio da equipe multiprofissional – assistente social, farmácia, fonoaudiologia, neurologia pediátrica, nutrição, pediatria, psicologia.

O acompanhamento tem duração de dois anos, até os 24 meses de idade corrigida da criança. É muito importante que a criança frequente o ambulatório de seguimento, caso ela tenha ficado internada nas unidades neonatais! Converse com a equipe de saúde sobre isso no momento da alta hospitalar.

Os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso (menores que 2500g) são acompanhados na Terceira Etapa do Método Canguru, por meio de consultas de enfermagem individualizadas, onde são avaliados o crescimento e desenvolvimento, bem como a adaptação e vinculo familiar após a alta hospitalar, estabelecimento de aleitamento materno e sua continuidade, orientação e identificação de sinais de alerta, correção de situações de risco, orientação e acompanhamento de tratamento especializados e esquema de imunização, devendo ser compartilhado com Unidade Básica de Saúde de referência.

Acompanhantes UCIN Acompanhantes UTIN

O recém-nascido tem direito a um acompanhante durante todo o período de internação na neonatologia, seguindo o que é determinado por lei. Recomenda-se que este acompanhante seja mãe para favorecer o aleitamento materno, porém na impossibilidade da permanência da mãe, é autorizado a permanência de um acompanhante. Para saber um pouco mais sobre as condições de permanência do acompanhante do bebê internado na UTTIN você poderá ler sobre a CASA de SOFIAS, que é a unidade destinada à permanência dos bebês internados na UTIN.

IMPORTANTE:

O uso de crachá em local de fácil visualização é obrigatório. . Não é permitido ao acompanhante permanecer nas dependências do hospital caso esteja com sintomas gripais. Não é permitido ao acompanhante: transitar entre os leitos ou entrar em outras áreas do hospital; fumar nas dependências internas e externas do Hospital (Lei Federal no 9294); não é permitido entrar ou permanecer alcoolizado ou sob efeito de outras drogas. .As refeições são servidas no Restaurante

Serra da Piedade (SND), sendo inclusos café da manhã, almoço, lanche, jantar e a partir da meia- noite são servidos café e biscoito. Para as refeições é obrigatória a apresentação do crachá de acompanhante e não é permitido sair com alimentos do SND, nem entrar com alimentos nas enfermarias.

Banco de leite humano

atenção

à mulher

atenção

à criança

encontro

casal grávido

saúde sexual

e reprodutiva

Casa de

Sofias

Neonatologia

VISITA DE GESTANTES

Perguntas

frequentes