Doula é uma palavra grega que significa ‘’aquela que serve a outra mulher’’. As doulas do Sofia são mulheres da comunidade, que de segunda a segunda, 24 horas por dia, acolhem e acompanham as mulheres que vêm ao HSF em busca de assistência ao parto.
Priorizando as parturientes desacompanhadas, as doulas proporcionam apoio emocional, amparo e incentivo às mulheres em trabalho de parto e a seus familiares, estabelecendo contato com os profissionais solicitados e, após o nascimento, incentivando a interação da mãe com seu bebê e a amamentação.
O Projeto Doulas Comunitárias, desenvolvido pelo Hospital Sofia Feldman em parceria com a Associação Comunitária de Amigos e Usuários do HSF, é pioneiro no Brasil como projeto hospitalar institucionalizado. Baseado em literatura científica, o projeto foi criado com o objetivo de melhorar os indicadores assistenciais e os níveis de satisfação das usuárias e usuários.
Em 2001 e 2003 foi firmada uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital para a multiplicação da iniciativa em outras maternidades do SUS, prioritariamente das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.
O projeto foi estendido às maternidades públicas do município de Belo Horizonte, região metropolitana e interior do estado. De junho de 2006 a julho a setembro de 2010 foram realizadas 16 capacitações com 413 participantes, entre gestores e profissionais da área da saúde materna das seguintes instituições: Hospital Júlia Kubitschek; Hospital Risoleta Tolentino Neves; Hospital Sofia Feldman; Hospital Odilon Behrens; Maternidade Odete Valadares; Maternidade Municipal de Contagem; Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Além do aumento da qualidade e da contribuição para a humanização do atendimento, a presença amigável e constante das doulas produz ainda os seguintes resultados:
O Hospital Sofia Feldman criou Normas de Conduta para atuação da doula externa na instituição, reafirmando que não é permitida a dupla cobrança no SUS.
Veja o modelo.
A instituição permite a presença da Doula sempre que solicitada, observando os seguintes requisitos:
Razão Social
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAUDE – FAIS
Nome Fantasia
HOSPITAL SOFIA FELDMAN
CNPJ: 25.459.256/0001-92
Rua Antônio Bandeira, 1060
Tupi B – Belo Horizonte – MG
CEP: 31844-130
Pronto Atendimento e vaga sempre.
Rua Padre Eustáquio, 807
Carlos Prates – Belo Horizonte – MG
CEP: 30710-580
Atendimento Ambulatorial:
segunda à sexta de 07h às 19h.
*Somente por agendamento.