Saúde Sexual e Reprodutiva

A saúde sexual e reprodutiva é fundamental para a saúde da mulher, abrangendo aspectos físicos, emocionais e sociais. Promover a saúde implica em garantir acesso a serviços de saúde de qualidade e a informações adequadas, permitindo que as pessoas tomem decisões informadas e autônomas sobre sua saúde.

Para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da nossa população, oferecemos amplo acesso para toda e qualquer mulher que deseja escolher e utilizar um método contraceptivo de alta eficácia como o dispositivo Intra-uterino (DIU T de cobre).

As usuárias que são atendidas em nosso serviço, passam por uma consulta de enfermagem que tem como foco o aconselhamento sobre a escolha de um método contraceptivo, neste espaço abordamos assuntos que irão desenvolver a autonomia da mulher para se planejar em relação a sua vida sexual e reprodutiva.

Logo, conversamos sobre qual método se ajusta melhor às características individuais de saúde e também a rotina de vida, o momento ideal para iniciar ou suspender o método contraceptivo, pontuamos sobre as características, modo de uso, efeitos colaterais de cada um dos métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente na rede SUS e alertamos para a taxa de eficácia de cada um deles, pois varia de acordo com o método e com o modo de como é usado.

Oferecemos a inserção do DIU T de cobre de forma gratuita a todas as pessoas que desejam utilizá-lo como método contraceptivo.

Para aqueles que possuem interesse em estar fazendo uso desse serviço, basta entrar em contato com um dos nossos canais de whatsapp, mandar nome, telefone e informar o desejo de agendar a consulta que responderemos em até 1 dia.

Para aqueles que possuem interesse em utilizar os métodos contraceptivos cirúrgicos como a laqueadura tubária ou vasectomias, devem seguir o que a regulamentação exige, devendo ser iniciada no centro de saúde através da manifestação do desejo e realização do aconselhamento para o planejamento sexual e reprodutivo, assinatura dos documentos pelos profissionais de saúde e usuário e após 60 dias, são contra referenciados aos serviços de saúde que realizam o procedimento cirúrgico.

Nossa unidade ambulatorial recebe todos os usuários da rede de Belo Horizonte via SIGRAH – Solução Integrada de Gestão Hospitalar, Ambulatorial e de Regulação.

Banco de leite humano

atenção

à mulher

atenção

à criança

encontro

casal grávido

saúde sexual

e reprodutiva

Casa de

Sofias

Neonatologia

VISITA DE GESTANTES

Perguntas

frequentes