O Hospital Sofia Feldman recebeu a 5ª Conferência de Saúde, organizada pelo Conselho de Saúde local. A conferência faz parte da etapa preparatória para a 18ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
O encontro reuniu conselheiros de saúde, lideranças comunitárias, usuários, profissionais da saúde e representantes de instituições parceiras em torno do tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.
A abertura contou com a mesa de honra formada por representantes institucionais, entre eles Lélia Maria Madeira, presidenta da Fundação de Assistência Integral à Saúde; Tatiana Coelho Lopes, diretora executiva do Hospital Sofia Feldman; Willer Marcos Ferreira, Sociólogo e Secretário Geral da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde; Maria das Graças, presidenta do Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman; Lourdes Aparecida Machado, presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e Samuel Fernandes, presidente da Associação Comunitária dos Amigos e Usuários do Hospital Sofia Feldman (ACAU/HSF).
Para debater o tema, foi convidada Danúbia Mariane Barbosa Jardim de Carvalho, enfermeira obstétrica e coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica do Hospital Sofia Feldman.
Em sua palestra, ela abordou o tema central da conferência, refletindo sobre a relação entre democracia, soberania e o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no cuidado com a população brasileira.
Homenagem ao meio ambiente e apresentação
Como junho é o mês do meio ambiente, cada participante recebeu um vaso com sementes de girassol, simbolizando o cultivo da vida, do cuidado e da esperança compartilhada entre gerações. O gesto reforçou o compromisso da instituição com a sustentabilidade e com o cuidado à vida.
A programação também contou com uma apresentação cultural das crianças da Creche José de Souza Sobrinho, que emocionou o público.
Os eixos temáticos da 18ª Conferência Nacional de Saúde
A programação foi organizada com base nos quatro eixos temáticos da 18ª Conferência Nacional de Saúde e teve como propósito reafirmar o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da participação social. Os debates foram estruturados a partir dos seguintes temas:
Eixo I – Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
Eixo II – Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
Eixo III – Os desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde, incluindo emergências climáticas e justiça socioambiental;
Eixo IV – Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
Ao longo do dia, foi destacada a importância da integração entre as políticas públicas, da soberania nacional e do enfrentamento de desafios como o subfinanciamento da saúde pública, as desigualdades regionais e as barreiras de acesso aos serviços.
Na final, os participantes se dividiram em grupos para debater as propostas que serão encaminhadas à 18ª Conferência Municipal de Saúde.
Ao reunir gestores, profissionais, conselheiros e usuários em um mesmo espaço de escuta, diálogo e deliberação, o Hospital Sofia Feldman reafirma o seu papel na defesa de um SUS democrático e de qualidade para todos.




















